domingo, 18 de setembro de 2011

Despedida do TREMA

Não sei quem escreveu, mas quem
assina é o TREMA ...
É uma tremenda aula de
criatividade e bom humor,
por sinal, com acentuada inteligência.
A consequência não poderia ser outra:
uma agradável leitura...


Despedida do TREMA

Estou indo embora. Não há mais
lugar para mim.Eu sou o trema.
Você pode nunca ter reparado em
mim, mas eu estava sempre ali,
na Anhangüera, nos aqüíferos,
nas lingüiças e seus trocadilhos
por mais de quatrocentos e
cinqüentas anos.
Mas os tempos mudaram.
Inventaram uma tal de reforma
ortográfica e eu simplesmente tô
fora. Fui expulso pra sempre do
dicionário. Seus ingratos! Isso é
uma delinqüência de lingüistas
grandiloqüentes!...
O resto dos pontos e o alfabeto
não me deram o menor apoio... A
letra U se disse aliviada porque
vou finalmente sair de cima dela.
Os dois pontos disse que eu sou
um preguiçoso que trabalha
deitado enquanto ele fica em pé.
Até o cedilha foi a favor da minha
expulsão, aquele C cagão que
fica se passando por S e nunca
tem coragem de iniciar uma
palavra. E também tem aquele
obeso do O e o anoréxico do I.
Desesperado, tentei chamar o
ponto final pra trabalharmos
juntos, fazendo um bico de
reticências, mas ele negou,
sempre encerrando logo todas as
discussões. Será que se deixar
um topete moicano posso me
passar por aspas?... A verdade é
que estou fora de moda. Quem
está na moda são os
estrangeiros, é o K e o W, "Kkk"
pra cá, "www" pra lá.
Até o jogo da velha, que ninguém
nunca ligou, virou celebridade
nesse tal de Twitter, que aliás,
deveria se chamar TÜITER. Chega
de argüição, mas estejam
certos, seus moderninhos: haverá
conseqüências! Chega
de piadinhas dizendo que estou
"tremendo" de medo. Tudo bem,
vou-me embora da língua
portuguesa. Foi bom enquanto
durou. Vou para o alemão, lá eles
adoram os tremas. E um dia
vocês sentirão saudades. E não
vão agüentar!...
Nós nos veremos nos livros
antigos. Saio da língua para
entrar na história.
Adeus,
Trema.

Sem comentários: